1) Em quais tipos de aplicação os supercomputadores são mais utilizados?
Em aplicações que exijam imensas quantidades de cálculos matemáticos em pouco tempo. Exemplos dessas aplicações são previsão do tempo, animação gráfica em tempo real (cinema), cálculos de dinâmica dos fluidos, investigação de energia nuclear e simulações em exploração de petróleo. Nesta reportagem, produzida pelo programa de televisão Olhar Digital, é explicado o que é um supercomputador e onde ele é usado. Este vídeo, esta sendo disponibilizado por
2) Os mainframes ainda são utilizados atualmente? Onde?
Sim, em grandes empresas que necessitam que muitos usuários, utilizando muitos programas diferentes, processem grandes quantidades de dados. Um exemplo dessa aplicação são os mainframes utilizados nos bancos. Neste documentário da IBM Brasil, explica onde os mainframes foram usados, durante a narração de sua história durante os anos e onde podemos encontra-los em funcionamento hoje em dia.
3) Qual a principal diferença entre um supercomputador e um mainframe?
A principal diferença é que o mainframe é usado para processar dados de várias aplicações de usuários ao mesmo tempo, enquanto os supercomputadores são projetados para direcionar todo o seu poder de processamento em uma única tarefa. Neste vídeo, feito e disponibilizado no Canal Tech, é explicado como funciona um Data Center e observe que tipo de computadores são usados nesta empresa. Supercomputadores ou Mainframe? Observem e tire sua conclusão.
4) O que é um PDA?
PDA (Personal Digital Assistant) é uma extensão das agendas de bolso, ou seja, continua com funções de uma agenda, mas são acrescentadas outras funcionalidades. Vejamos neste vídeo, um exemplo do que é um PDA.
5) Há diferenças entre um microcomputador e um workstation?
Tecnicamente não, mas é possível definir uma workstation como um microcomputador com grande capacidade de processamento e direcionado para aplicações específicas, como CAD, visualizações de imagens médicas, desktop publishing, etc. Nesse vídeo explicativo, você verá e saberá mais sobre o potencial desses notebooks voltados para uso profissional na série Workstation da Avell.
6) Qual a importância dos microcomputadores na história da computação?
Foram os microcomputadores que popularizaram a informática, permitindo que a computação fosse levada para lugares onde antes não era possível, como por exemplo, dentro das casas das pessoas. Isso aconteceu, principalmente, devido ao preço apresentados por esse tipo de computador.
7) O que é FEP?
FEP (Front End Processor) são computadores com menor capacidade de processamento que os mainframes, mas que são conectados a eles para realizar tarefas acessórias, tais como, comunicação com outros computadores, controle de acesso aos dados do mainframe, etc.
8) Quais as principais vantagens e desvantagens da utilização dos notebooks?
Vantagens: capacidade de processamento equivalente aos microcomputadores, permitem a computação móvel. Desvantagens: para realizar a computação móvel, necessita utilizar baterias que possuem uma capacidade de carga limitada e o preço, que ainda é mais alto que os microcomputadores de mesa (fixos). Neste vídeo explicativo, mostra quais as vantagens e desvantagens do notebook e suas característica onde o mesmo é comparado com outros tipos de aparelhos semelhante, porém com características diferente. Este vídeo está disponível no canal .
9) Os palmtops podem ser utilizados para auxiliar as pessoas em que tipo de aplicação?
Em aplicações onde existe a necessidade de uma maior mobilidade e liberdade para uma das mãos, tais como, aplicações de coletas de dados.
10) Na sua opinião, um Tablet PC deve ser considerado um palmtop ou um notebook? Justifique.
Esta questão depende de sua opinião, mas para ajudar um pouco são apresentadas algumas considerações importantes. Ele poderia ser considerado um notebook, pois apresenta poder de processamento semelhante aos notebooks, mas por outro lado ele permite que seja utilizado sendo segurado por uma mão, como os palmtops. Nesta reportagem, produzida por Débora Cristina e disponibilizado no canal , explica qual a vantagens de usar o tablet em comparação com o notebook.
Comentários