Pular para o conteúdo principal

Sistemas Operacionais


Seja Bem-Vindo a Página Sistemas Operacionais da Inforconsulta - Apostila completa, online e grátis de Tecnologia da Informação com perguntas e respostas.

1) Qual a diferença entre shell e kernel de um sistema operacional? Existem sistemas operacionais com apenas um kernel e vários shells diferentes? Por quê?


O kernel é o núcleo do sistema operacional que realiza as funções básicas para o funcionamento do sistema de computação. Ele possui módulos que realizam essas funções. O shell é responsável pela comunicação (interface) com o usuário (aparência do sistema operacional). Existem sistemas operacionais com apenas um kernel e vários shell diferentes. O motivo para isso é que a funcionalidade principal do sistema operacional é mantida, alterando-se somente a forma como o usuário entra em contato com o sistema. Dessa forma, podem existir formas mais ou menos amigáveis para realizar as operações. Na 1ª vídeo-aula, exibida e disponibilizado pelo canal Espiral, explica de forma rápida o que é o Modo Kernel. No 2ª vídeo explicativo, dado por Emmanuel Siqueira, fala sobre sobre alguns conceitos básico inclusive sobre o conceito do que seria Shell e como funciona em um sistema operacional.




2) O que é multiprogramação?


É a execução de vários programas de forma concorrente. Na reportagem da TV MiniCom, produzida pela equipe da Assessoria de Comunicação do Ministério das Comunicações, detalha mais este assunto. 




3) É viável a existência de um sistema operacional mono tarefa e multiusuário ou multitarefa? Justifique.


Não, pois um sistema operacional mono tarefa realiza somente uma tarefa de cada vez e um sistema operacional multiusuário permite que vários usuários acessem o sistema ao mesmo tempo, portanto, seria necessário que o usuário esperasse a tarefa do outro usuário terminar para começar a sua. Dessa forma não acontece a principal característica de um sistema operacional multiusuário. Neste vídeo explicativo, ensina a diferença dos três tipos de Sistemas Operacionais (monotarefas, multitarefas e múltiplos processadores) e suas funcionalidades.




4) Qual a diferença entre um programa e um processo? E entre um processo e uma thread?


Um processo é um programa carregado na memória e que está sendo executado, portanto, processo é a atividade de executar um programa. É algo dinâmico. As tarefas que devem ser executadas pelo sistema operacional para executar o programa são conhecidas como threads, portanto um processo pode ter múltiplos threads. Na vídeo-aula a seguir, dada pelo professor Uedson Reis, ensina o que é um thread e para que serve.




5) Qual a principal desvantagem do multiprocessamento assimétrico?


Como no multiprocessamento assimétrico uma das CPUs comanda a operação, caso ela falhe, todo o sistema falhará também.

6) Explique como ocorre o processo de booting do sistema operacional.


A CPU executa a instrução que está armazenada na posição de memória indicada pelo Contador de Programas. Mas, ao ligar o sistema, não existe nada armazenado na memória principal, então, o sistema possui um conjunto de instruções armazenado em memória ROM (programa de bootstrap). Quando o sistema de computação é ligado, a CPU automaticamente lê o programa de bootstrap que lhe informa para copiar para a memória principal o kernel do sistema operacional (armazenado em dispositivo de armazenamento de massa). A partir daí, o controle do sistema passa para o sistema operacional. Neste vídeo explicativo, disponibilizado pelo canal Teoria Hardware, ensina de forma clara o que é boot e como funciona.




7) Quais as funções do escalonador e do despachante nos sistemas de tempo compartilhado?


O escalonador trabalha com uma tabela, gravada na memória principal, dos processos que estão sendo executados. Essa tabela possui informações sobre quais são os processos e o seu estado atual (Pronto para execução ou Em estado de espera), permitindo também que processos sejam incluídos ou excluídos da lista (quando encerrados). Além disso, a tabela possui informações sobre a prioridade de cada processo. O despachante assegura que os pro-cessos sejam realmente executados e altera o estado dos processos na tabela. Neste vídeo, apresentado por Cesar Campos de Lima, fala do conceito de escalonamento e como o seu  funcionamento nos sistemas atuais no mercado. 




8) Qual o principal problema dos sistemas operacionais multitarefa cooperativa?

O controle do fluxo de processos está na mão de quem cria os programas, pois ele determina quando o processo deve ou não liberar os recursos da CPU. Com isso, o processo pode monopolizar a utilização desses recursos. Neste vídeo explicativo, Além de ensina a diferença dos três tipos de Sistemas Operacionais (monotarefas, multitarefas e múltiplos processadores) e suas funcionalidades. mostra alguns problemas detectados.




9) Defina arquivo.


Coleção de dados relacionados definidos pelo criador.

10) Qual a função do sistema de arquivos em um sistema operacional?


O sistema de arquivos indica o modo como o sistema operacional trata o conjunto de arquivos e possui estruturas de diretório diferentes para organizar e fornecer informações sobre os arquivos armazenados no sistema. nesta vídeo-aula, dada pelo professor Gedson Reis, explica com detalhes como funciona esse sistema de gerenciamento de Arquivo.




11) Qual a diferença entre formatação física e formatação lógica nos dispositivos de armazenamento?


A formatação física é a formatação que cria as trilhas e setores no dispositivo de armazenamento. A formatação lógica é a formatação que indica o tamanho dos clusters que serão utilizados no dispositivo de armazenamento. Neste vídeo explicativo, produzido pelo Olhar Digital, fala sobre como funciona a formação e alguns problemas que pode causar durante o processo da gramação.




12) Qual a vantagem da utilização de device drivers pelo sistema operacional?


Os programas se tornam independentes do hardware do sistema. No caso da troca de dispositivos de hardware, não é necessário alterar o programa, pois a comunicação entre programa e hardware ocorre por meio do sistema operacional (device drivers). Nesta vídeo-aula dada e disponibilizado no canal RBtech, vai explicar com detalhes sobre o assunto.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Planejamento e Administração de Redes

Seja Bem-Vindo a Página Planejamento e Administração de Redes da Inforconsulta - Apostila completa, online e grátis de Tecnologia da Informação com perguntas e respostas. 1) Quais são as principais características das fases de implementação das redes de computadores? Planejamento - Aqui são levantadas todas as necessidades do usuário e o que a rede de computadores deve cumprir.  Projeto - são preparados os esquemas lógico e físico da rede que será montada.  Implementação - é realizado o projeto físico, e que a rede é montada com hardwares e softwares específicos.  Ajuste - fase em que são corrigidas pequenas falhas na criação da rede. Nesta vídeo aula explicativa, pelo qual foi produzido e disponibilizado pelo canal  UNIVESP , fala sobre o assunto e muito mais. 2) Explique cada fase do projeto de rede. Identificar as utilizações globais da rede – define quais são os objetivos organizacionais. Nessa fase, deverá ser  obtida a quant...

Tipos de Computador

Seja Bem-Vindo a Página Tipos de Computadores da Inforconsulta - Apostila completa, online e grátis de Tecnologia da Informação com perguntas e respostas. 1) Em quais tipos de aplicação os supercomputadores são mais utilizados? Em aplicações que exijam imensas quantidades de cálculos matemáticos em pouco tempo. Exemplos dessas  aplicações são previsão do tempo, animação gráfica em tempo real (cinema), cálculos de dinâmica dos fluidos,  investigação de energia nuclear e simulações em exploração de petróleo. Nesta reportagem, produzida pelo programa de televisão Olhar Digital, é explicado o que é um supercomputador e onde ele é usado. Este vídeo, esta sendo disponibilizado por  Fonte Vídeos . 2) Os mainframes ainda são utilizados atualmente? Onde? Sim, em grandes empresas que necessitam que muitos usuários, utilizando muitos programas diferentes, processem  grandes quantidades de dados. Um exemplo dessa aplicação são os mainframes utilizados ...

Evolução da Computação

Seja Bem-Vindo a Página Evolução da Computação da Inforconsulta - Apostila completa, online e grátis de Tecnologia da Informação com perguntas e respostas. 1) Apresente as principais características do ENIAC. O ENIAC possuía 93 metros quadrados, 18 mil válvulas e 1.500 relés. Fazia 5.000 somas ou 357 multiplicações por segundo. Era programado por cartões perfurados (dados) e configurações de chaves e fios em soquetes (instruções). Neste documentário disponibilizado no canal  Jor Nass ,  Mostra cenas do funcio-namento e utilização do primeiro computador eletrônico.  2) Nos dias de hoje, que meios de comunicação estão convergindo para tornarem-se um dispositivo único?  Telefone, Computador e Televisão. 3) Por que Charles Babbage é conhecido como o "pai da computação"? Porque ele concebeu a Analytical Engine, em 1833, uma máquina que apresentava todas as características básicas dos computadores modernos. Sendo portanto, a primeira id...