1) Defina rede de computadores.
Essa definição depende da compreensão do texto, mas para auxiliar são apresentadas algumas definições: "Conjunto de equipamentos interligados de maneira a trocarem informações e compartilharem recursos como arquivos de dados gravados, impressoras, modems, softwares e outros equipamentos". "Uma rede de computadores liga dois ou mais computadores de forma a possibilitar a troca de dados e o compartilhamento de recursos incluindo periféricos caros como impressoras a laser de alto desempenho". "Sistema computadorizado que usa equipamentos de comunicação para conectar dois ou mais computadores e seus recursos. Os sistemas de processamento distribuído de dados são redes". Neste vídeo, disponibilizado por , explica o que é uma rede de computadores. Mas antes, explica como surgiu essa ideia que revolucionou o mundo da computação.
2) Qual o principal motivo pelo qual os computadores são conectados em redes?
O principal motivo para que os computadores sejam conectados em rede é para que eles possam compartilhar recursos, sejam eles hardware, software, de comunicação, etc. Neste vídeo explicativo, feito por Fabio Hara e disponibilizado por , fala sobre conceito de rede, como funciona e suas aplicações.
3) Qual a diferença entre uma rede que utiliza um link de difusão e uma que utiliza um link ponto a ponto?
As redes que utilizam link de difusão possuem todos os computadores conectados a um mesmo meio de comunicação e as mensagens enviadas por um computador da rede são recebidas por todos os computadores, sendo que apenas o destinatário irá utilizar a mensagem. Já as redes que utilizam link ponto-a-ponto, possuem os computadores conectados aos pares, portanto um computador só consegue se comunicar com os seus pares. Dessa forma, uma mensagem, para chegar ao destino pode ter que passar por vários computadores.
4) Quais são as principais características de um LAN? Em que situações é utilizada?
A LAN é um conjunto de computadores interligados por meio de uma rede restrita fisicamente a uma sala, edifício ou campus, a distância máxima entre os equipamentos é de 1 km. Devido ao tamanho reduzido apresenta baixo retardo (da ordem de micro ou nanossegundos) e taxas de transmissão de 10 Mbps a 1 Gbps. Esse tipo de rede apresenta, geralmente, um cabo onde todos os equipamentos são conectados. Neste vídeo explicativo, disponibilizado por , fala sobre a características de uma rede LAN e qual é a diferença dela com a rede MAN e WAN.
5) Quais são as principais características de um MAN? Em que situações é utilizada?
A MAN é um agrupamento de LANs, em uma mesma cidade, com distância máxima entre equipamentos de 10 km. A conexão entre as LANs utiliza meios de alta velocidade e os dados trafegam como se fosse somente uma rede. Os custos desse tipo de rede são maiores que as LANs.
6) Qual são as principais características de uma WAN? Em que situacões é utilizada?
A WAN é uma rede que abrange grandes distâncias (dentro de um país ou entre países), com distância entre equipamentos maiores que 1000 km. Os pacotes de dados trafegam por diversas redes diferentes e ela possui uma taxa de transmissão baixa em comparação com LANs e MANs.
7) O que é sub-rede?
Sub-rede é o conjunto de equipamentos (normalmente roteadores) que interligam duas localidades em uma WAN. Esta vídeo, disponibilizado por , apresenta a teoria básica das sub-redes utilizando o protocolo IP. Para isso, são apresentados os conceitos de máscara de rede, cálculos de endereços de rede e broadcasting, etc.
8) O que é host?
São computadores utilizados pelos usuários para realizar as suas tarefas diárias e devem ter componentes que permitam a sua conexão à rede.
9) Para que serve o número MAC de uma placa de rede?
O número MAC (que é composto por 48 bits) identifica de maneira única, em nível mundial, cada placa de rede existente. Nesta vídeo-aula, disponibilizado pelo canal , explica da definição do que é um endereço MAC e como funciona.
10) Explique como funciona uma aplicação de EDI.
Uma aplicação EDI permite a troca de documentos eletrônicos entre empresas. Essa troca pode acontecer entre a empresa, o cliente, o banco, a transportadora, o fornecedor, ou todos eles ao mesmo tempo, criando uma rede de comunicação que facilita o processo de transação entre as partes envolvidas. Um sistema de uma empresa, ao detectar a queda de estoque de um determinado produto, pode automaticamente (por meio de EDI) solicitar a fabricação do item no fornecedor, sem a interferência humana na transação. neste vídeo explicativo, disponibilizado por , fala sobre o que é EDI no Transporte de Cargas.
Comentários