1) Explique a diferença entre dados e informações.
Dados são conjuntos de fatos distintos e objetivos, relativos a eventos e informações são dados com algum significado ou relevância. Ou seja, os dados podem ser considerados a matéria prima para criação das informações, além disso, somos nós que transformamos os dados em informações. Neste vídeo ilustrativo, ensina qual a diferença entre dados e informações.
2) Baseado na resposta anterior, comente por que o computador processa dados e não informações.
Baseado na última afirmação da questão anterior, é possível afirmar que os computadores processam somente os dados e não as informações. Na verdade, eles auxiliam as pessoas a transformar dados em informações, mas não realiza essa transformação.
3) Apresente um exemplo de sistema de computação de propósito específico.
Fornos microondas, automóveis, etc.
4) Entre os componentes de um sistema de computação, quem é responsável pelo processamento dos dados?
O processamento dos dados é realizado pelo hardware, seguindo as instruções que constam no software. Neste segundo vídeo do curso Técnico de Serviços Públicos, pela e-tec - Campus Avançado Parque Tecnológico de Uberaba, ministrado pelo professor , mostra de forma clara de quem é o responsável pelo processamento dos dados.
5) Por qual motivo o computador é considerado um sistema de computação de propósito geral?
Porque se forem acrescentados softwares (programas) que permitam a realização de tarefas diferentes daquelas para as quais estava preparado, é possível realizar novas operações, o que não acontece com um equipamento com computação de propósito específico, que realiza somente uma determinada tarefa (não é possível alterar o programa do computador de bordo de um automóvel para permitir que ele passe a cozinhar). Entenda de maneira fácil e rápido para que serve os computadores neste vídeo explicativo disponibilizado no canal .
6) Defina programa e a sua função em um sistema de computação.
É uma lista de instruções pré-gravadas que instrui o computador como processar os dados. Entenda o funcionamento do Sistema Operacional de forma bem humorada neste vídeo animado disponibilizado no canal , Vale apena assistir.
7) Utilizando as suas palavras e os conceitos apresentados neste capítulo, defina computador.
Essa questão depende da sua compreensão do que foi apresentado nesse capítulo, mas para auxiliar, é apresentada a seguir uma definição. Computador é uma máquina que recebe e trabalha os dados de maneira a obter um resultado. Para realizar isso, ele é programável, ou seja, responde a um grupo de comandos específicos (instruções) de uma maneira bem definida e pode executar uma lista pré-gravada desses comandos. Essa lista é chamada de programa. Nesta video-aula, observe o conceito de o que é um computador. Realizada pela Faculdade UnB Gama - FGA. Este vídeo está disponível em seu canal .
8) Quais são os principais componentes de um sistema de computação?
Unidade Central de Processamento (composta de Unidade de Controle e Unidade Lógica e Aritmética), Memória (que pode ser Memória de “Acesso Direto” ou Armazenamento de Massa), Dispositivos Periféricos de Entrada e Dispositivos Periféricos de Saída. Vejamos nesta vídeo-aula, de forma simplificada e disponibilizado no canal , quais os componentes de um sistema de computação e quais as suas definições
9) Quando se afirma que um computador é programável, o que isso significa?
Que ele pode receber uma lista de instruções que ele utilizará para realizar determinadas tarefas. Essas listas são os programas, daí ser dito que o computador é programável.
10) Utilize a simulação de computador apresentada para "processar" as instruções a seguir e apresente o resultado final dessa tarefa. No escaninho, existem quatro fichas com os seguintes valores: 5, 3, 2 e 2.
- Escreva 1 em A14
- Pegue uma ficha e copie o seu valor no quadro - área A16
- Pegue uma ficha e copie o seu valor no quadro - área A15
- Some o conteúdo da A15 com o de A16 e coloque o resultado em A16
- Some 1 ao valor de A14 e coloque o resultado em A14
- Se não houver mais fichas, avance para a área A8, caso contrário, avance para a área A7
- Volte para a área A3
- Divida o valor de A16 pelo valor de A14 e coloque o resultado em A16
- Datilografe o conteúdo de A16
- Pare
Apresentará o valor 3.
Comentários