1) De acordo com o que foi apresentado no texto, como você define um software?
Essa é uma questão que depende de sua opinião pessoal e compreensão do que foi lido, mas para ajudar são apresentadas algumas definições:
- Parte lógica que dota o equipamento físico de capacidade para realizar todo tipo de trabalho.
- Software é: (1) Instruções (programas de computador) que, quando executadas, produzem a função e o desempenho desejados; (2) Estruturas de dados que possibilitam que os programas manipulem adequadamente a informação e (3) Documentos que descrevem a operação e o uso dos programas.
- Software não é apenas o programa, mas também toda a documentação associada e os dados de configuração necessários para fazer com que esses programas operem corretamente. Um sistema de software, usualmente, consiste em uma série de programas separados, arquivos de configuração que são utilizados para configurar esses programas, documentação do sistema que descreve a estrutura desse sistema, e documentação do usuário que explica como utilizar o sistema.
Nesta vídeo-aula, ministrada pelo professor João Antônio e disponibilizado pelo site www.euvoupassar.com.br, ensina sobre o conceito de software e quais os seus tipos.
2) Quais as principais características da quarta era (atual) do software?
As principais características são:
Computadores pessoais passaram a ter capacidade de processamento equivalente (ou superior) a antigos computadores de grande porte.
Surgiram as tecnologias orientadas a objeto, que procuram apresentar uma nova (e mais próxima da realidade) forma de criar software.
Softwares passaram a ser usados para a tomada de decisões, inclusive com o surgimento dos Sistemas Especialistas, que permitem o uso do conhecimento humano como base da tomada de decisão.
A inteligência artificial (por exemplo, redes neurais) começou a apresentar aplicações práticas, aprendendo e corrigindo decisões futuras.
Sistemas de computação começaram a processar instruções de forma paralela, aumentando ainda mais a velocidade de processamento.
Neste vídeo explicativo vai falar, não só sobre as características da quarta era ou geração, mas a sua evolução até a chegada a era atual. Este vídeo está disponibilizado no canal de .
3) Quais são as tendências para o futuro do software?
As tendências para o futuro do software são:
- Uso cada vez mais intensivo da computação distribuída (redes de computadores).
- Aplicações de inteligência artificial cada vez mais próximas do usuário comum.
- Computadores com capacidades de armazenamento e processamento cada vez maiores, permitindo programas mais extensos e potentes.
- Softwares cada vez mais fáceis de usar, inclusive ajudando o próprio usuário a escolher a melhor maneira de realizar as tarefas.
4) Na sua opinião, o firmware deveria ser classificado como software ou poderia ser classificado como hardware?
Outra questão que depende de sua compreensão do texto, mas é possível afirmar que qualquer uma das considerações pode ser aceita, pois o firmware apresenta características importantes, tanto de hardware quanto de software. Neste vídeo explicativo, disponibilizado pelo canal iAsaltadorMars, ensina o que é Firmware e qual a sua relação entre o software e hardware.
5) Qual a diferença entre um software do tipo freeware e um do tipo open source?
5) Qual a diferença entre um software do tipo freeware e um do tipo open source?
O software freeware é distribuído gratuitamente, mas não tem o seu código fonte revelado, enquanto o software open source, além de distribuído gratuitamente, possui um código fonte de domínio público ou com copyright, mas que permite a alteração livre desse código fonte. Neste vídeo explicativo, fala sobre os tipos de licença de cada software e quais as diferenças entre elas no mercado.
6) Quais as categorias possíveis de software e suas definições?
O Software de Sistema trabalha fortemente integrado com o sistema de computação, realizando as tarefas de gerenciamento necessárias ao seu funcionamento. Já o Software Aplicativo realiza algum trabalho para o usuário. E as Linguagens de programação é utilizado por software para a criação de softwares aplicativos.
Comentários