Pular para o conteúdo principal

Tudo Sobre a Obra, Conceitos e Aplicações em TI


Seja Bem-Vindo a Página do Índice da Inforconsulta - Apostila completa, online e grátis de Tecnologia da Informação com perguntas e respostas.

Informática - Conceitos e Aplicações



Gostaria de compartilhar um pouco do obra, pelo qual esse blog foi inspirado e criando, pois foi baseado nos exercícios encontrado neste livro. No blog você vai encontra perguntas e respostas de acordo com os temas abordados no índice abaixo. O livro, pelo qual esse blog foi inspirado, é indicado como material de apoio aos cursos de Informática e disciplinas afins dos demais cursos. Pode ser utilizado, junto com esse blog, por professores (como uma diretriz básica para a disciplina), alunos (fonte de pesquisa para os principais conceitos) e profissionais de todas as áreas, que necessitem e precisam adquirir conhecimentos específicas sobre Informática. 
Aborda conceitos básicos de informática, características dos componentes que formam o hardware, definição e classificação dos softwares, redes, arquiteturas, infraestrutura e serviços de Internet, segurança de dados, autenticação, criptografia, antivírus e firewall. 


 Este blog está dividido em seis partes: Conceitos Básicos, Hardware, Software, Comunicação de Dados e Redes, Internet e Segurança e possui exercícios práticos para fixar o aprendizado.


A parte 1 apresenta os conceitos básicos: para quem deseja estudar (ou apenas conhecer) os sistemas de computação com maiores detalhes. Aborda os sistemas de numeração (decimal, binário, hexadecimal e octal); conversões de sistemas de numeração; operações aritméticas com números binários; evolução da computação; tecnologias futuras; conceito de dados e informação; componentes básicos de um computador; ciclo de processamento; representação da informação (números, textos, imagens e sons) e tipos de computadores.


A parte 2 traz características dos componentes que formam o hardware: o que as pessoas enxergam nos sistemas de computação. Trata de álgebra booleana; portas lógicas; arquitetura básica dos processadores; instruções e o ciclo de máquina; CISC e RISC; arquiteturas para melhoria de performance do processador (Superescalar, Pipelining, Hyperthreading); processadores comerciais; memórias (ROM, RAM, Cache e seus modelos); barramentos; dispositivos de armazenamento (discos e fitas magnéticas, CDs e DVDs); futuro do armazenamento de dados; dispositivos periféricos (entrada e saída de dados).


A parte 3 define e classifica os softwares dos sistemas de computação: explica classificação e funcionamento dos sistemas operacionais; multiprocessamento; sistemas operacionais multitarefas x monotarefa; sistemas de arquivos; interrupções; interface com o usuário; modelos de sistemas operacionais; linguagens de programação; compilação x interpretação; armazenamento de dados; arquivos; métodos de acesso a arquivos; sistemas de bancos de dados; modelos de bancos de dados (relacional e orientado a objeto); sistemas gerenciadores de bancos de dados; Data Warehouse; DataMining; sistemas de informação; Sistema de Processamento de Transações (SPT) / Sistema de Informações Gerenciais (SIG) / Sistema de Apoio à Decisão (SAD) / inteligência artificial / sistemas especialistas / Sistema de Informações Executivas (SIE); desenvolvimento de software; engenharia de software; métodos de desenvolvimento de software (estruturado x orientado a objeto); modelos de desenvolvimento de software; técnicas de desenvolvimento de software (RAD, XP, RUP); UML e CMM.


A parte 4 aborda a comunicação de dados: as redes de computadores; as características das transmissões de dados; modulação; multiplexação; serviços de comunicação de dados (linhas-tronco, DSL, redes de fibras ópticas); redes de computadores (LAN, MAN, WAN); aplicações de redes; meios de comunicação (cabos, fibra óptica, rádio digital, satélite etc.); modelo ISO/OSI; protocolos (TCP/IP, Frame Relay, ATM etc.); redes LAN (topologias físicas, hardware, Ethernet, Token Ring, LANs Virtuais); redes WAN (hardware, VPNs); sistemas operacionais de rede; arquitetura de redes (cliente-servidor x Peer-to-Peer); redes sem fio e planejamento e administração de redes.



A parte 5 destaca os principais detalhes referentes à Internet e sua evolução; infraestrutura e serviços; transferência de informações (FTP); comunicação (correio eletrônico - e-mail); informações multimídia (Web); linguagens de programação para Web; comunicação via Web; Internet 2; Intranet e Extranet; Web Services; WAP e VoIP.


A parte 6 trata de segurança das informações: Apresenta
os fatores de risco; acessos indevidos; segurança de programas (vírus, worms, cavalos de Troia, etc.); redes conectadas à Internet (cookies, hackers x crackers, ataques de negação de serviço, spoofing, sniffing etc.); rotina para proteção das informações; segurança física; autenticação; criptografia; antivírus e firewall.


Os apêndices trazem tabelas auxiliares de múltiplos, EBCDIC, ASCII, arquitetura do processador Intel Pentium 4, comparação entre linguagens de programação e a linguagem SQL.

A velocidade com que as mudanças ocorrem na Informática é muito grande. Nesta edição desse blog, sempre buscaremos atualizar os dados sobre modelos e marcas de produtos e incluídos eventos recentes que se mostraram importantes. Algumas tecnologias que não permaneceram no mercado foram retiradas e outras, que se mostraram vitoriosas, foram acrescentadas, assim como suas empresas fornecedoras.

É indicado como material de apoio aos cursos de Informática e disciplinas afins dos demais cursos. Pode ser utilizado por professores (como uma diretriz básica para a disciplina), por alunos (e de pesquisa para os principais conceitos) e profissionais de todas as áreas que necessitam adquirir conhecimentos sobre informática.

Mas o que vamos ver neste blog será os exercícios com suas devidas respostas para sererm debatidos entre os alunos e todos aqueles que querem se preparar para concursos ou se aprimorar nos conceitos e aplicações da informática. 

Comentários

Joana Gomes disse…
Simplesmente muito bom cada informação e argumentos muito bem fundamentados e definidos parabéns aos organizadores e donos do blog.

Postagens mais visitadas deste blog

Planejamento e Administração de Redes

Seja Bem-Vindo a Página Planejamento e Administração de Redes da Inforconsulta - Apostila completa, online e grátis de Tecnologia da Informação com perguntas e respostas. 1) Quais são as principais características das fases de implementação das redes de computadores? Planejamento - Aqui são levantadas todas as necessidades do usuário e o que a rede de computadores deve cumprir.  Projeto - são preparados os esquemas lógico e físico da rede que será montada.  Implementação - é realizado o projeto físico, e que a rede é montada com hardwares e softwares específicos.  Ajuste - fase em que são corrigidas pequenas falhas na criação da rede. Nesta vídeo aula explicativa, pelo qual foi produzido e disponibilizado pelo canal  UNIVESP , fala sobre o assunto e muito mais. 2) Explique cada fase do projeto de rede. Identificar as utilizações globais da rede – define quais são os objetivos organizacionais. Nessa fase, deverá ser  obtida a quant...

Tipos de Computador

Seja Bem-Vindo a Página Tipos de Computadores da Inforconsulta - Apostila completa, online e grátis de Tecnologia da Informação com perguntas e respostas. 1) Em quais tipos de aplicação os supercomputadores são mais utilizados? Em aplicações que exijam imensas quantidades de cálculos matemáticos em pouco tempo. Exemplos dessas  aplicações são previsão do tempo, animação gráfica em tempo real (cinema), cálculos de dinâmica dos fluidos,  investigação de energia nuclear e simulações em exploração de petróleo. Nesta reportagem, produzida pelo programa de televisão Olhar Digital, é explicado o que é um supercomputador e onde ele é usado. Este vídeo, esta sendo disponibilizado por  Fonte Vídeos . 2) Os mainframes ainda são utilizados atualmente? Onde? Sim, em grandes empresas que necessitam que muitos usuários, utilizando muitos programas diferentes, processem  grandes quantidades de dados. Um exemplo dessa aplicação são os mainframes utilizados ...

Evolução da Computação

Seja Bem-Vindo a Página Evolução da Computação da Inforconsulta - Apostila completa, online e grátis de Tecnologia da Informação com perguntas e respostas. 1) Apresente as principais características do ENIAC. O ENIAC possuía 93 metros quadrados, 18 mil válvulas e 1.500 relés. Fazia 5.000 somas ou 357 multiplicações por segundo. Era programado por cartões perfurados (dados) e configurações de chaves e fios em soquetes (instruções). Neste documentário disponibilizado no canal  Jor Nass ,  Mostra cenas do funcio-namento e utilização do primeiro computador eletrônico.  2) Nos dias de hoje, que meios de comunicação estão convergindo para tornarem-se um dispositivo único?  Telefone, Computador e Televisão. 3) Por que Charles Babbage é conhecido como o "pai da computação"? Porque ele concebeu a Analytical Engine, em 1833, uma máquina que apresentava todas as características básicas dos computadores modernos. Sendo portanto, a primeira id...