1) Qual a diferença entre shell e kernel de um sistema operacional? Existem sistemas operacionais com apenas um kernel e vários shells diferentes? Por quê?
O kernel é o núcleo do sistema operacional que realiza as funções básicas para o funcionamento do sistema de computação. Ele possui módulos que realizam essas funções. O shell é responsável pela comunicação (interface) com o usuário (aparência do sistema operacional). Existem sistemas operacionais com apenas um kernel e vários shell diferentes. O motivo para isso é que a funcionalidade principal do sistema operacional é mantida, alterando-se somente a forma como o usuário entra em contato com o sistema. Dessa forma, podem existir formas mais ou menos amigáveis para realizar as operações. Na 1ª vídeo-aula, exibida e disponibilizado pelo canal Espiral, explica de forma rápida o que é o Modo Kernel. No 2ª vídeo explicativo, dado por Emmanuel Siqueira, fala sobre sobre alguns conceitos básico inclusive sobre o conceito do que seria Shell e como funciona em um sistema operacional.
2) O que é multiprogramação?
É a execução de vários programas de forma concorrente. Na reportagem da TV MiniCom, produzida pela equipe da Assessoria de Comunicação do Ministério das Comunicações, detalha mais este assunto.
3) É viável a existência de um sistema operacional mono tarefa e multiusuário ou multitarefa? Justifique.
Não, pois um sistema operacional mono tarefa realiza somente uma tarefa de cada vez e um sistema operacional multiusuário permite que vários usuários acessem o sistema ao mesmo tempo, portanto, seria necessário que o usuário esperasse a tarefa do outro usuário terminar para começar a sua. Dessa forma não acontece a principal característica de um sistema operacional multiusuário. Neste vídeo explicativo, ensina a diferença dos três tipos de Sistemas Operacionais (monotarefas, multitarefas e múltiplos processadores) e suas funcionalidades.
4) Qual a diferença entre um programa e um processo? E entre um processo e uma thread?
Um processo é um programa carregado na memória e que está sendo executado, portanto, processo é a atividade de executar um programa. É algo dinâmico. As tarefas que devem ser executadas pelo sistema operacional para executar o programa são conhecidas como threads, portanto um processo pode ter múltiplos threads. Na vídeo-aula a seguir, dada pelo professor Uedson Reis, ensina o que é um thread e para que serve.
5) Qual a principal desvantagem do multiprocessamento assimétrico?
Como no multiprocessamento assimétrico uma das CPUs comanda a operação, caso ela falhe, todo o sistema falhará também.
6) Explique como ocorre o processo de booting do sistema operacional.
A CPU executa a instrução que está armazenada na posição de memória indicada pelo Contador de Programas. Mas, ao ligar o sistema, não existe nada armazenado na memória principal, então, o sistema possui um conjunto de instruções armazenado em memória ROM (programa de bootstrap). Quando o sistema de computação é ligado, a CPU automaticamente lê o programa de bootstrap que lhe informa para copiar para a memória principal o kernel do sistema operacional (armazenado em dispositivo de armazenamento de massa). A partir daí, o controle do sistema passa para o sistema operacional. Neste vídeo explicativo, disponibilizado pelo canal Teoria Hardware, ensina de forma clara o que é boot e como funciona.
7) Quais as funções do escalonador e do despachante nos sistemas de tempo compartilhado?
O escalonador trabalha com uma tabela, gravada na memória principal, dos processos que estão sendo executados. Essa tabela possui informações sobre quais são os processos e o seu estado atual (Pronto para execução ou Em estado de espera), permitindo também que processos sejam incluídos ou excluídos da lista (quando encerrados). Além disso, a tabela possui informações sobre a prioridade de cada processo. O despachante assegura que os pro-cessos sejam realmente executados e altera o estado dos processos na tabela. Neste vídeo, apresentado por , fala do conceito de escalonamento e como o seu funcionamento nos sistemas atuais no mercado.
8) Qual o principal problema dos sistemas operacionais multitarefa cooperativa?
8) Qual o principal problema dos sistemas operacionais multitarefa cooperativa?
O controle do fluxo de processos está na mão de quem cria os programas, pois ele determina quando o processo deve ou não liberar os recursos da CPU. Com isso, o processo pode monopolizar a utilização desses recursos. Neste vídeo explicativo, Além de ensina a diferença dos três tipos de Sistemas Operacionais (monotarefas, multitarefas e múltiplos processadores) e suas funcionalidades. mostra alguns problemas detectados.
9) Defina arquivo.
Coleção de dados relacionados definidos pelo criador.
10) Qual a função do sistema de arquivos em um sistema operacional?
O sistema de arquivos indica o modo como o sistema operacional trata o conjunto de arquivos e possui estruturas de diretório diferentes para organizar e fornecer informações sobre os arquivos armazenados no sistema. nesta vídeo-aula, dada pelo professor Gedson Reis, explica com detalhes como funciona esse sistema de gerenciamento de Arquivo.
11) Qual a diferença entre formatação física e formatação lógica nos dispositivos de armazenamento?
A formatação física é a formatação que cria as trilhas e setores no dispositivo de armazenamento. A formatação lógica é a formatação que indica o tamanho dos clusters que serão utilizados no dispositivo de armazenamento. Neste vídeo explicativo, produzido pelo Olhar Digital, fala sobre como funciona a formação e alguns problemas que pode causar durante o processo da gramação.
12) Qual a vantagem da utilização de device drivers pelo sistema operacional?
Os programas se tornam independentes do hardware do sistema. No caso da troca de dispositivos de hardware, não é necessário alterar o programa, pois a comunicação entre programa e hardware ocorre por meio do sistema operacional (device drivers). Nesta vídeo-aula dada e disponibilizado no canal RBtech, vai explicar com detalhes sobre o assunto.
Comentários