1) Dê uma definição para arquivos.
Conjunto organizado de registros, armazenado em um dispositivo de armazenamento físico. Os arquivos servem como registro organizado das informações para consultas futuras. Nesta vídeo-aula, a professora Juliana Godoy e disponibilizado por . Ela explica sobre alguns pontos sobre arquivos.
2) Qual a principal desvantagem do acesso sequencial aos dados de um arquivo? Esse acesso obrigatoriamente deve ser realizado em arquivos sequenciais?
Um arquivo de acesso sequencial tem os seus dados lidos um registro após outro, o que torna o processo mais lento. Mas, um arquivo ter um acesso sequencial aos seus dados não significa que esses dados tenham sido armazenados fisicamente de forma sequencial.
3) Defina, com suas palavras, banco de dados.
Essa definição depende da sua compreensão do texto, mas para ajudar é apresentada uma definição: bancos de dados permitem o armazenamento organizado de dados para um acesso posterior a esses dados. Nesta vídeo-aula, dada por , fala o que é um Banco de Dados.
4) Em que situações é possível existir redundância de dados em um sistema de banco de dados? Na ocorrência de redundância, o que deve ser evitado e por quê?
Quando é necessário manter em mais do que um local dados referentes ao mesmo objeto. Mas, nesses casos os dados devem ser mantidos atualizados e idênticos para impedir que ocorra a inconsistência dos dados, ou seja, dados diferentes sobre o mesmo objeto.
5) Explique atomicidade, consistência e durabilidade.
Atomicidade é o principio que diz que se ocorrerem falhas que interrompam o processo de atualização de valores, o sistema deve manter os valores antigos. Consistência é o principio que diz que se uma transação for completada sem problemas, a soma das quantidades existentes, antes e depois da transação, deve ser o mesmo. Durabilidade é o principio que diz que os valores devem ser mantidos mesmo que ocorram falhas após terminada a transação.
6) Por qual motivo foram criados os sistemas gerenciadores de bancos de dados (SGBD)?
Para isolar as aplicações dos dados armazenados, com isso dando uma independência maior para os dados, que podem ser acessados por aplicações diferentes. Além disso, quando uma aplicação for alterada, no modo como os dados são tratados, as outras aplicações não necessitam qualquer alteração. O SGBD é o intermediário entre os dados e as aplicações. Nesta vídeo-aula, dada por , ensina e explica o que é um SGBD.
7) Por que as tabelas do modelo relacional devem ter um campo-chave?
Para que exista uma maneira de identificar cada registro, como sendo diferente de outro.
8) Qual a vantagem da utilização das chaves estrangeiras ( FK ) no modelo relacional?
As chaves estrangeiras representam relacionamentos entre as tabelas, com isso, indicando situações que não devem ser aceitas, como por exemplo, um cliente sem nenhuma conta corrente cadastrada em uma instituição financeira, realizar retiradas de dinheiro. Nestes 2 vídeos explicativos explica o que são chaves estrangeiras e qual a importância de sua utilização na criação de um modelo relacional.
9) Quais as principais diferenças entre o modelo relacional e o modelo orientado o objeto?
O modelo orientado a objeto não necessita utilizar campo chave para identificar um registro, os dados não são armazenados na forma de tabelas e permite a utilização de objetos compostos. Nesta vídeo-aula mostra em uma breve visão sobre o modelo lógico orientado a objetos usado como base para os bancos de dados orientado a objetos.
10) Que são sistemas distribuídos de bancos de dados?
São sistemas nos quais os bancos de dados estão armazenados em diversos sistemas de computação e que se comunicam por meios de comunicação. Nesta vídeo-aula explicativa fala sobre Conceitos Básicos para Sistemas Distribuídos, disponibilizado no canal
11) O que é Data Warehouse e qual a sua utilidade para uma empresa?
É um depósito de dados coletados de diversas fontes, que serão armazenados por um longo período, permitindo o acesso a dados históricos. Além disso, ele oferece uma interface única para esses dados, de forma consolidada, auxiliando a tomada de decisão. O data warehouse permite que as pessoas que tomam decisão nas empresas acessem dados das mais diversas fontes, permitindo uma tomada de decisão mais correta. Nesta vídeo-aula, ministrada e explicada por . onde ela fala sobre o que é Data Warehouse, a sua estrutura e a sua utilidade nas empresas.
12) Para que serve um Data Mining? Qual a sua relação com os Data Warehouses?
O Data Mining extrai novas informações, que podem estar ocultas, a partir de bancos de dados com grande quantidade de dados. Ou seja, descobrem (ou auxiliam na descoberta) relações entre esses dados, padrões de comportamento ou comportamentos anormais dos dados. Normalmente, os dados utilizados pelos data minings para descobrir essas relações são dados armazenados em data warehouses. Neste vídeo, Aldo Barduco, CEO da Brainworks Solutions, explica o que é Data Mining.
Comentários