1) Qual a diferença entre o clock de um CPU e o ciclo de máquina dessa mesma CPU?
O ciclo de máquina de uma CPU é a seqüência de operações que ela realiza para processar as instruções (Busca, Decodificação, Execução e Armazenamento). O clock de uma CPU determina o tempo que essa CPU levará para realizar essas mesmas operações. Nesta vídeo-aula, disponibilizado no canal , explica a definição do clock de um CPU e a sua finalidade na sequência de instruções de um processador.
2) Qual a diferença entre um programa e o microcódigo de uma CPU?
O microcódigo é o conjunto de todas as instruções que uma CPU pode realizar (processar). Um programa é um conjunto ordenado dessas instruções que permitem que o computador realize alguma tarefa. Um programa, normalmente, não utiliza todas as instruções do microcódigo.
3) Quais problemas podem ser encontrados na compatibilidade ascendente?
Para que uma CPU mantenha a compatibilidade ascendente (processar programas que foram feitos para CPUs mais antigas), ela necessita manter todas as instruções do microcódigo dos processadores mais antigos, junto com as instruções novas que são acrescentadas ao microcódigo. Com isso, as CPUs são cada vez maiores (fisicamente) e portanto mantém um preço alto.
4) Que limitações apresentam as ULAs?
Como todas as operações da ULA são pré-gravadas no hardware pelo fabricante da CPU, não podem ser modificadas, constituindo uma das limitações operacionais básicas da operação do sistema de computação. Para modificar o que uma ULA realiza, seria necessário trocar o componente. Neste 1ª Vídeo documentário, feito pela equipe do art studios sobre o funcionamento interno de um processador, dados com exemplo o processador da intel pentium 1, explica como funciona as ULAs. Já no 2ª vídeo educativo da Universidade de Brasília, na disciplina Fundamentos de Arquitetura de Computadores, mostra com mais detalhes, a arquitetura e funcionamento da mesma e suas portas de entrada e saída.
5) Comente a afirmação de que maior quantidade de registradores de propósito geral dá mais flexibilidade para o trabalho da CPU.
Como a CPU utiliza os registradores para realizar as suas tarefas e os registradores de propósito geral são utilizados para várias tarefas diferentes, quanto mais deles existirem na CPU, ela possui uma flexibilidade maior para realizar as suas tarefas. Nesta vídeo-aula, explica o que são registradores e quais são suas categorias e funções. Esta vídeo-aula explicativa, foi disponibilizado por .
6) Por que os sistemas de computação necessitam utilizar a memória principal? Não seria mais fácil aumentar o número de registradores da CPU?
A memória principal é utilizada para armazenar dados que são utilizados pela CPU durante o processamento. Realmente a melhor solução seria aumentar o número de registradores para que a CPU pudesse utilizá-los, mas isso acarretaria dois problemas sérios: aumentar o número de registradores, aumenta o tamanho das CPUs e o aumento de registradores, aumentaria muito o preço das CPUs o que poderia inviabilizar a sua utilização.
7) Se um sistema de computação possui um barramento de endereços de 16 bits, quantas posições de memória podem ser acessadas por esse sistema?
65.536, ou seja 2 elevado á 16 endereços.
8) Apresente uma situação na qual seja interessante utilizar o endereçamento indireto.
Quando a posição onde os dados que devem ser utilizados pela CPU variar durante o processamento. Utilizar o endereçamento indireto, permite que o programa permaneça sem alteração, indicando sempre a mesma posição de memória, sendo que dentro dela estará o endereço atual dos dados desejados.
9) Por que se considera que os programas para a arquitetura RISC são mais rápidos que os programas para a arquitetura CISC?
Os programas que utilizam a arquitetura RISC são formados por instruções mais simples, que são realizadas em poucos ciclos de clock (normalmente em um único ciclo de clock). Além disso, essas instruções RISC não necessitam decodificação, como as instruções CISC, sendo processadas mais rapidamente. Neste vídeo, desenvolvido pelos acadêmicos do curso de Sistemas de Informação oferecido pela instituição de ensino UNIPAR - Universidade Paranaense e ministrado pelo professor Leandro Clementino, explica sobre a arquitetura RISC e CISC. Este vídeo foi disponibilizado por .
10) Considerando a resposta da questão anterior, por que algumas CPUs possuem recursos das duas filosofias juntas?
Porque ambas arquiteturas apresentam vantagens. A arquitetura CISC apresenta a característica de gerar programas menores, portanto, que utilizam menos memória do computador.
Comentários