1) É possível existir uma arquitetura que utilize pipelining e não utilize uma arquitetura superescalar? Se isso acontecer, pode ocorrer algum problema?
Não é possível utilizar pipelining sem utilizar uma arquitetura superscalar, pois essa última indica que a CPU possui várias unidades de execução e o pipelining necessita realizar várias operações simultaneamente, portanto, se não existirem mais do que uma unidade de execução é impossível realizar mais do que uma operação ao mesmo tempo. Nesta vídeo-aula da Fac - da Universidade de Brasília, Campus Gama, explica com detalhe o que é pipeline e como funciona na prática.
2) Uma determinada instrução gasta 24 ciclos de clock para ser executada em um pipeline de seis estágios. Calcule o throughput dessa instrução.
Throughput = 24 / 6 = 4
3) Quais são os problemas encontrados no processo de execução especulativa?
Quando a CPU realizar o processo de execução especulativa, ela necessita realizar as duas operações, descartando aquela que não é adequada. Dessa forma, perde-se tempo de processamento realizando as duas operações.
4) Qual a importância das Retirement Units?
As Retirements Units permitem que algumas instruções sejam executadas fora de ordem.
5) Que técnicas auxiliam a previsão de desvio em um CPU?
Branch History Buffer (BHB), que cria um histórico das decisões tomadas em cada instrução de desvio do programa e Brunch Target Buffer (BTB), que permite ao processador saber se a próxima instrução a ser executada é uma instrução de desvio, adiantando mais ainda o processamento dos desvios.
6) Qual a filosofia da VLIW?
Primeiramente, o software responsável pela VLIW lê o programa que será executado (compila) e reordena as instruções de modo que elas possam ser executadas em paralelo. Feito isso, as instruções reordenadas são agrupadas em "instruções maiores", ou seja, uma instrução única que ao ser executada, indicará ao processador que ele deve executar o conjunto de instruções agrupadas dentro dela em paralelo.
7) O que significa um cluster de computadores?
Cluster é um grande computador montado como um conglomerado de computadores menores (cada um com seus processadores e memórias). As tarefas são divididas entre os computadores que compõem o cluster. Veja neste vídeo, produzido pelo programa de televisão Olhar Digital, o que são clusters e como funciona esses grandes computadores no dia-a-dia.
8) O que deve ser levado em consideração para a utilização de multiprocessamento em um sistema de computador?
Chipset da CPU, Sistema Operacional, a CPU e o programa que utilizará o multiprocessamento.
9) O que significa um processador System-on-chip?
São processadores que agrupam em um mesmo chip o processador e outros dispositivos especiais (controladores de vídeo, áudio, interface, etc.).
10) O que é thread? Como funciona a tecnologia hyper-Threading?
Uma thread é uma parte de um programa que deve ser processado. A tecnologia Hyper-threading permite que várias threads de um mesmo programa (ou de vários programas) consigam utilizar os recursos de um processador ao mes-mo tempo (pipeline, unidades de execução, etc.). Para isso, um processador físico possui internamente vários processadores lógicos, ou seja, para quem utiliza o processador é como se existissem vários processadores funcionando paralelamente. Nesta vídeo aula, ministrada por Adriano Oliveira da Bóson Treinamentos, vai explicar sobre CPU e conceituamos o que é Hyperthreading Technology (HTT) criada pela Intel.
Comentários